Sem categoria

Fab Lab Manaus e a Liga Contra o COVID-19 Manaus

Sicy Melo
Escrito por Sicy Melo
Ajudamos você

Quer ter aconselhamento? Deixe seu email

O Fab Lab Manaus se uniu a makers, professores, estudantes, empreendedores, profissionais de saúde, profissionais de tecnologia e de diversas áreas para formar uma rede comunitária – “Liga Contra o COVID-19 Manaus”.

A rede nada mais é que série de iniciativas para ajudar a combater o Coronavírus em Manaus.

PAPEL DO FAB LAB

O Fab Lab está colaborando voluntariamente com a produção dos escudos faciais através de impressão 3D para os profissionais de saúde.

Ele está sendo o local de recebimento das impressões por outros voluntários bem como montagem do escudo facial para posterior doação.

O co-founder, Carlos Junior, afirma que a entrega das impressões pelos voluntários, que imprimem nas suas casas, está sendo diária.

Até o momento já foram doados 354 escudos faciais. E a demanda é mais de 3mil atualmente – crescendo a cada dia.

A rede tem um formulário de cadastro de pedidos e conforme a ordem desses pedidos, os escudos vão sendo entregues aos profissionais da saúde.

Contudo, as ações estão encontrando barreiras. Alguns materiais já começam a faltar em Manaus, e eles não estão conseguindo atender a alta demanda: “O Fab Lab não é fábrica, tendo uma produção é bem reduzida quase de forma artesanal, mas que a cada dia tenta aumentar a sua capacidade e ajudar mais ainda quem está precisando desse tipo de EPI”. 

COMO AJUDAR?

Carlos diz também que toda ajuda é bem-vinda, e quem quiser ajudar na montagem, divulgação e entrega dos escudos faciais é só contatar o Fab Lab Manaus através das mídias sociais.

A solidariedade e a união é umas das coisas boas que podem ser tiradas desse momento segundo Carlos “Mas muito além disso é que a cada dia mais pessoas nos procuram para ajudar, que tem uma impressora em casa e quer começar a imprimir, hoje temos mais de 20 pessoas em cada ajudando a Liga sem contar as que ajudam na montagem e na entrega.” 

Importante dizer que a continuidade do trabalho depende de doações uma vez que produzir cada escudo facial são necessários alguns materiais como filamento 3D, chapa de acetato ou de PETG 5mm e elásticos 2cm.

Assim, quem quiser contribuir com além da ajuda voluntária ou doação de material, eles têm um conta para doação financeira voltada para a compra de material:

Associação Fab Lab Manaus

CNPJ 33.971.836/0001-92

Conta PagSeguro

Banco 290/ Ag.: 0001/Conta: 01495581-9

Deixe uma resposta

O que achou? Conte para nós.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

l