COVID-19

SÉRIE COVID19 – ESTUDAR+

Caio Andrade
Escrito por Caio Andrade
Ajudamos você

Quer ter aconselhamento? Deixe seu email

As medidas de urgência para combate ao COVID-19 foram adotadas e a quarentena é ordem absoluta. Cada um é convidado a contribuir com os planos de contingência estabelecidos pelos Órgãos e os reflexos dessa cena já apareceram na economia, fazendo com que empresas, sobretudo as de pequeno e médio porte, procurem alternativas que sustentem seu plano de negócios e agreguem visibilidade.

Convidamos algumas empresas, de seguimentos diversos, a dividir conosco suas estratégias e contar como tem sido o dia-a-dia empresarial em meio a pandemia instaurada.

Nesse primeiro artigo, a ESTUDAR+, empresa educacional, especialista na preparação de jovens em idade escolar para o vestibular em instituições de ensino nacionais e também nos exames de ingresso exigidos pelas universidades internacionais, por seu orientador educacional, Rafael Nasser (Rafael), divulga a estratégia do momento:

IL – Qual o impacto da Pandemia Covid-19 dentro da Estudar+
Rafael – Seguindo orientação dos órgãos públicos (Ministério da Saúde e Ministério Público Estadual) suspendemos todas as nossas aulas e atendimentos presenciais no período de 19/03/2020 à 05/04/2020, com a possibilidade de estender esse período. Houve um impacto financeiro significativo. Alguns clientes nos procuraram para renegociar contratos, solicitando condições de pagamento diferentes das acordadas inicialmente.

IL – Qual a visão de negócio dentro do cenário atual?
Rafael – Com a evolução do Covid-19 no Brasil diversos setores da economia foram impactados e a vida das pessoas transformadas com a adoção de medidas preventivas, como a quarentena. O momento é de cautela e buscar manter a qualidade dos serviços prestados e uma reinvenção para manter a visibilidade e valor agregado ao ser serviço. Estamos utilizando boa parte do tempo em que não estamos atendendo nossos alunos para planejamento das ações, buscando uma metodologia de ensino e de abordagem de acordo com a individualidade dos nossos alunos tanto para o período de quarentena, quanto para o retorno das atividades presenciais.

IL -Que medidas a Estudar+ tomou para se adequar a nova realidade
Rafael – Para reduzir o impacto econômico da pandemia nos negócios, tomamos medidas para redução de custos, como propostas temporárias de renegociação do aluguel, redução temporária de jornada de prestadores de serviços. Com o objetivo de continuar a prestação dos serviços, migramos todas as nossas aulas e sessões de orientação para plataformas virtuais. Já utilizávamos o sistema de gerenciamento de conteúdo Google Classroom, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Com a pandemia, expandimos a utilização.

Por meio dele, criamos uma sala de aula virtual em que compartilhamos material, minitestes, além da criação de exercícios que podem ser respondidos na modalidade múltipla ou respostas curtas.
 
Para as aulas online, utilizamos o Google Hangouts e o Zoom, a mesma utilizada em Harvard. Tais ferramentas facilitam a interação entre empresa e pais., já que a metodologia permite melhor avaliação da curva de aprendizado do aluno e gera celeridade na análise prática de pontos de melhoria.

As ferramentas virtuais de educação não apenas mantêm em dia as aulas, como também nos deixa atualizados sobre o cenário atual. Oferecer material digital de qualidade aos nossos alunos passou a ser tarefa obrigatória, até porque todos tem um cronograma a seguir. Nossa psicopedagoga dá suporte semanal aos nossos alunos, auxiliando no acompanhamento do cronograma de atividades, para que os jovens não percam o foco.

IL – Pode dar uma dica de como se manter produtivo nesse período de isolamento social?
Rafael – O momento agora é de se cuidar e de encontrar maneiras de se adaptar à realidade e manter o ritmo de estudos em casa. Como educadores sugerimos reservar um lugar para os estudos, organizar um cronograma de atividades, criar uma rotina  e saber usar as ferramentas disponíveis. Diversas universidades e plataformas online, como Udemy, FGV, Kinedu, Stoodi, estão disponibilizando gratuitamente cursos. A dica é essa: utilize esse tempo para se informar e estudar.

E não se esqueça das dicas de higiene e de se alimentar e se hidratar adequadamente.


ESTUDAR+ – Orientação Educacional
Instagram: @estudarmais
Email: orientacaoeducacional@estudarmais.org
Telefone: (92) 98122-0878

Deixe uma resposta

O que achou? Conte para nós.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

l