Startups

STARTUP VISA

Sicy Melo
Escrito por Sicy Melo
Ajudamos você

Quer ter aconselhamento? Deixe seu email

A consolidação do ecossistema amazonense é o nosso maior goal, mas precisamos trazer também os diferentes horizontes.

A inovação, como sabemos, abre inúmeras novas janelas. E não há como desvincular a startup da inovação.

Nesta onda de inovação, foi criado o programa Startup Visa Portugal, que estabeleceu um procedimento especial de visto de residência para empreendedores estrangeiros interessados em abrir uma empresa inovadora no país.

Afinal do que realmente estamos falando?

O Startup Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência/autorização de residência para imigrantes empreendedores.

Este programa é regido por regulamento próprio – Despacho Normativo n.º 4/2018 – e prevê um processo composto de duas etapas: 1. certificação prévia das incubadoras; e 2. submissão da candidatura do empreendedor.

A aprovação do projeto e o acompanhamento do programa é feito pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação – IAPMEI.

As incubadoras são entidades de acolhimento e apoio na criação e instalação das startups, responsáveis, durante o período de arranque, pelo apoio a novos negócios, através, por exemplo, de assistência na definição ou consolidação do modelo de negócios, na estruturação da estratégia de comunicação e marketing, de apoio jurídico na proteção dos direitos de propriedade intelectual, do estabelecimento de contacto com investidores e entidades financeiras e fornecimento de instalações e equipamentos.

Portugal é hoje um hub de empreendedorismo, alicerçado no conjunto de políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, atuando na capacidade e qualidade das startups situadas no país.

E então, se interessou por empreender em Portugal?

Deixe uma resposta

O que achou? Conte para nós.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

l